domingo, 2 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO/2013 - NASCIMENTO GURGEL

O Dia Mundial de Combate ao Fumo, comemorado em todo dia 31 de maio, foi criado em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evidenciar os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo. Para se ter uma ideia, existem cerca de 4 mil substâncias químicas no tabaco; dessas, mais de 50 são cancerígenas. Por isso, não-fumantes expostos à fumaça do cigarro sofrem com problemas de coração e outras doenças respiratórias e cardiovasculares. Segundo a OMS, o tabaco é a segunda maior causa de morte no mundo e a principal causa de morte evitável.
O CMS Dr. Nascimento Gurgel em Pavuna, é uma das Unidades da Atenção Primária da Prefeitura do Rio que trata os usuários do tabaco e que desejam parar com o hábito de fumar.
Nosso programa funciona todas as 4ª feiras de 08h00min as 10h00min com inscrição sempre as 2ª feiras que antecedem o início de um novo grupo que acontece a cada 45 dias com muito sucesso. Essa é a grande motivação para estarmos integrados na comemoração do DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO.
Na unidade esteve presente a Diretora Marize Siqueira, a Coordenadora de Programas Rejane Braga, o coral do GRUPO DE IDOSOS CAMINHANDO PARA A SAÚDE, cantando a paródia “CIGARROS NÃO POR FAVOR” criação da Enfª. Maria de Fátima que atua no programa desde 2006, juntamente com a Enfª. Josenilce Cesário, Dra. Fábia (CD) e Núbia Aux. de Enfermagem que fazem parte da equipe.
Lucia Xavier liderando o grupo de idosos, sempre os mantendo motivados a participar dos eventos com muita alegria, enriquecendo as festividades as quais são convidados. Foi realizado também distribuição de panfletos educativos, aferição do monóxido de carbono presente no organismo e orientações sobre os malefícios do tabaco. No final da tarde todos participaram de um lanche de confraternização.

Agradecemos a presença de todos e nos sentimos muito honrados em saber que contribuímos para a redução das doenças preveníeis por conta das substâncias nocivas do cigarro.                                                                   

                                                                                  







                                                                                 



                                                                                    

Um comentário:

  1. É uma turma bastante legal! essa turma da gurgel,felicidades e força pra todos vocês!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mercúrio, s/n - Pavuna

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3835-5660

Tecnologia do Blogger.