sábado, 1 de setembro de 2012

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, à equipe do Grupo de Tabagismo do Centro Municipal de Saúde Dr. Nascimento Gurgel – Pavuna realizou dia 29/08/2012, na Estação do Metrô, em Pavuna, uma panfletagem para alertar às pessoas sobre os riscos do fumo. Além da panfletagem, também foi realizado medição do nível de contaminação de monóxido de carbono no pulmão do fumante e divulgação do Programa Antitabagismo desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A ação objetivou conscientizar a população sobre os malefícios causados pelo cigarro no indivíduo e no meio ambiente.
O programa de tabagismo do CMS Dr. Nascimento Gurgel foi implantado em setembro de 2006 e tem por finalidade levar informações, reverter à situação do hábito, manter a adesão do fumante no grupo e tratar através de palestras, medicamentos e materiais de apoio tendo como foco principal a importância de vencer bem como abandonar a dependência da nicotina. Esse atendimento acontece todas as 4ª feiras pela manhã e essa ação educativa vem contribuindo efetivamente com quem tem o interesse de deixar o hábito de fumar.
Segundo a OMS, existem cerca de 1,3 bilhões de fumantes no mundo e, anualmente, cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem devido ao tabagismo e o tabaco é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
A ação foi um sucesso e contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e a Enfermeira do Programa.
Ficamos muito honrados e felizes com a prestimosa colaboração de Juliana Madureira Masello, Comunicação Social do Metrô Rio. Do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que nos enviou parte do material de apoio.Ficamos gratificados e lisonjeados também com a presença da Coordenadora do Programa De Controle de Tabagismo do Município do Rio de Janeiro, Ana Helena e do Chefe da Saúde Bucal da AP 3.3 Anderson Pereira/Gabriel Batista que contribuíram com o Monoxímetro/Tubetes e vieram prestigiar a ação educativa da Unidade de Saúde Dr. Nascimento Gurgel no Metrô Estação Pavuna. Agradecemos a todos pela presença, colaboração e pelo sucesso desse evento.












0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mercúrio, s/n - Pavuna

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3835-5660

Tecnologia do Blogger.